Pragas Urbanas

Insetos ou Animais que Infestam

Pragas urbanas são espécies de insetos ou animais que infestam os campos e cidades provocando danos à nossa saúde. Podem picar, morder, danificar alimentos e objetos e ainda transmitir doenças ao homem.

Geralmente se procriam no inverno e se espalham no verão, época em que as baratas, ratos, mosquitos, moscas, cupins, pombos, formigas e outros são mais vistos.

As pragas migram para as zonas urbanas buscando alimentação e abrigo, consequência do desmatamento, hábitos de jogar lixo em locais inapropriado, entre outros. As pragas mais comuns são as baratas, roedores e pombos.

É possível evitar que elas se proliferem, tomando os devidos cuidados no armazenamento e na manutenção dos ambientes de estocagem de alimentos, e mantendo-os na temperatura adequada.

Algumas ações para evitar o aparecimento de pragas urbanas:

  • Não amontoar lixo (resíduos alimentares, etc.) ou materiais em desuso;
  • Manter alimentos devidamente armazenados e em locais fechados e na temperatura adequada;
  • Vistoriar depósitos e locais onde alimentos são armazenados periodicamente, mantendo o local sempre limpo de modo a não criar o ambiente de propagação de pragas;
  • Ao detectar a presença de qualquer espécie é importante acionar uma equipe especializada em controlar pragas e vetores para que o local seja inspecionado e, após a inspeção, seja realizada a erradicação de tais espécies.